Equipamentos de proteção para profissionais da elétrica

Entenda a importância de utilizar e quais os produtos indicados.
O segmento elétrico registra altos índices de acidentes de trabalho fatais, sejam nas etapas de geração, transmissão ou distribuição de energia. Entre os anos de 2004 e 2013 foram 729 mortes (Funcoge), causados por fatores como: a eletricidade (366 acidentes), veículos motorizados (88) e quedas (87).
Por estarem expostos a tantos riscos, é primordial aos profissionais a utilização de equipamentos de proteção para a prevenção de acidentes, tendo cada um sua finalidade exclusiva - sendo, portanto, insubstituíveis e complementares.
CONFORTO: ALIADA DA SEGURANÇA
Em ampla maioria dos casos de acidentes há falta da utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sendo considerado em menor quantidade o uso de Equipamentos de Proteção Coletivos (EPCs).
Em alguns casos, trabalhadores negam-se ou esquecem-se de utilizar os EPIs. É o que afirma Kamila Milano, Técnica de Segurança do Trabalho da Reymaster Materiais Elétricos. Segundo ela, optar por equipamentos confortáveis diminui as chances do exercício ocasional de alguma função sem os equipamentos recomendados e por consequência acidentes de trabalho. “Ao adquirir um produto é importante optar também pelo conforto. Assim torna-se mais fácil sua aceitação e utilização e não haverá momentos nos quais o profissional trabalhará sem o equipamento alegando desconforto. O treinamento constante também é fundamental para a conscientização da importância dos EPIs”.
CONHEÇA OS EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS AOS PROFISSIONAIS DO SETOR ELÉTRICO:
Luvas Isolantes: sua finalidade é oferece proteção pessoal contra choques elétricos. Verificar a resistência do produto às altas tensões – de até 40.000 V (tensão de uso 36.000 volts).
FOTO: MARCA ORION/DISTRIBUIDORA REYMASTER
Tapetes Isolantes: é um EPC para o uso como revestimento de pisos em cabines, subestações elétricas ou em frente a painéis. Visa aumentar a proteção dos trabalhadores contra os choques elétricos.
FOTO: MARCA ORION/DISTRIBUIDORA REYMASTER
Camisas: protege o tronco e membros superiores do usuário contra agentes térmicos provenientes de arco elétrico e de fogo repentino. São confeccionadas em tecidos especiais.
Calças: protege dos membros inferiores do usuário contra agentes térmicos provenientes de arco elétrico e de fogo repentino. Também em tecidos especiais.
FOTO: MARCA MANFRON/DISTRIBUIDORA REYMASTER
Capacetes: de uso geral, os capacetes são indicados inclusive para trabalho com energia elétrica. Eles reduzem os efeitos de impactos de objetos na cabeça e a possibilidade de ferimentos.
FOTO: MARCA 3M/DISTRIBUIDORA REYMASTER
Cintos para trabalho em altura: considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda. Nestes casos, é obrigatório o uso de cintos contra queda. Dê preferência aos fabricados em tecido KEVLAR e com fitas anti chamas.
FOTO: MARCA ALTISEG/DISTRIBUIDORA REYMASTER
Botinas: Devem ser isolantes e sem componentes metálicos. Modelos bi densidade. É utilizada em áreas onde há risco de choques elétricos.
FOTO: MARCA KADESH/DISTRIBUIDORA REYMASTER
Óculos de Segurança: protege contra impactos de partículas ou qualquer outro produto químico. Atentar ao ajuste correto na região dos olhos. Há opções de filtro para raios UVA e UVB no caso de exposição à luminosidade intensa.
FOTO: MARCA KALIPSO/DISTRIBUIDORA REYMASTER
A Reymaster possui todos estes produtos a pronta-entrega para o todo o Brasil.
Saiba mais: www.reymaster.com.br/linhas/epi-e-epc